domingo, 23 de junho de 2013

Fórum de Miróbriga

SANTIAGO DO CACÉM: Fórum de Miróbriga.

O Fórum de Miróbriga foi provavelmente construído na época da dinastia dos imperadores Flávios. Tem uma dimensão de cerca de 20x25 m.
A dominar o Fórum, numa posição central, encontra-se um Templo de dimensões reduzidas, edificado provavelmente na época do Fórum e parcialmente reconstruído nos anos sessenta [...].
No lado ocidental do Fórum "... conservam-se ruínas de um outro edifício religioso, de cabeceira com abside, com dois pórticos laterais acompanhantes. Um altar consagrado a Vénus e fragmentos de uma estátua do mesmo deusa confirmam a atribuição deste templo à deusa do amor e do beleza. Vénus foi frequentemente adorada em templos absidados, como o de Miróbriga." (Jorge Alarcão)
O Fórum é ladeado de inúmeras construções cujas funções ainda não estão determinadas, mas é provável que tenha sido uma área comercial.
Ainda na área do Fórum, as alterações urbanas mantiveram uma edificação pré-romana, que tem sido considerada como um templo dada a sua estrutura de planta retangular. Constituída por uma antecâmara e uma sala com lareira central, flanqueada de colunas e um possível depósito votivo.

Fotografia: © Vítor Ribeiro
info: http://www.esec-manuel-fonseca.rcts.pt/mirofor.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário